Dicas Para Prevenir o Câncer de Prostata

O risco de ter certos tipos de câncer pode ser reduzido por uma mudança no estilo de vida. É o caso do câncer de próstata.

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz. Está sob a bexiga e circunda o canal urinário; é essencial no homem para a produção de esperma e, portanto, para a reprodução. O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens no Canadá. Esta é também a 3 ª maior causa de morte por câncer entre os canadenses.

No entanto, em geral, evolui lentamente e muitas vezes pode ser curado ou tratado com sucesso. Quanto mais rápido esse tipo de câncer é detectado, melhor a resposta ao tratamento e as chances de recuperação.

Estou em risco?

Para a maioria dos tipos de câncer, é possível identificar várias coisas que podem predispor uma pessoa a desenvolvê-lo. Eles são chamados de fatores de risco. Alguns fatores de risco foram identificados para o câncer de próstata. Existem dois tipos principais de fatores de risco: aqueles que são modificáveis ​​e aqueles que não são.

Aqui estão alguns exemplos de fatores de risco não modificáveis:

  • sua idade: homens acima de 50 anos correm maior risco de câncer de próstata e homens acima de 65 anos são ainda mais prováveis;
  • seu histórico familiar: seu risco aumenta se seu pai ou um de seus irmãos já teve câncer de próstata;
  • sua origem étnica: seu risco aumenta se você é de origem afro-americana; é reduzido se você é de origem asiática.

Como prevenir o câncer de próstata?

Boas notícias: você pode trabalhar para reduzir seu risco, agindo sobre certos fatores modificáveis. Nesse contexto, pode ser prudente adotar ou modificar o seguinte estilo de vida:

    1. Reduza sua ingestão de gordura. Foi demonstrado que a ingestão de alimentos ricos em gordura, como carnes ou laticínios, pode aumentar o risco de câncer de próstata. A carne vermelha foi destacada, principalmente. Limite a ingestão desses alimentos ou opte por aqueles com um teor de gordura reduzido.
    2. Siga o Guia Alimentar do Canadá. Todo mundo sabe a importância de uma alimentação saudável para a saúde. Basear suas escolhas alimentares no Guia de Alimentos do Canadá ajudará a garantir que suas necessidades nutricionais essenciais, como vitaminas e minerais, sejam atendidas. Consumir muitas frutas, legumes, legumes, nozes, alimentos integrais e peixe pode ser uma estratégia benéfica para prevenir muitas doenças. Além disso, uma dieta saudável e equilibrada ajudará você a manter um peso saudável. Sobrepeso e obesidade também são fatores de risco para câncer de próstata.
    3. Coma mais tomates. Alguns estudos científicos sugerem que o aumento do consumo de alimentos ricos em “licopeno”, um nutriente antioxidante, ajudaria a prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata. O tomate é um exemplo de alimento que os contém.
    4. Pare de fumar. Como você provavelmente sabe, fumar aumenta o risco de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata. Além de reduzir seu risco nesse nível, a cessação permanente do tabagismo pode trazer muitos outros benefícios para sua saúde, seu bem-estar e sua qualidade de vida.
    5. Visite seu médico regularmente. A melhor maneira de limitar o impacto do câncer de próstata em sua vida é encontrá-lo rapidamente. Visite o seu médico e converse com ele sobre o risco de câncer de próstata e triagem. A triagem para o câncer de próstata pode ser feita usando dois testes complementares. Primeiro, o médico pode fazer um exame retal digital. Por outro lado, um exame de sangue pode detectar a elevação da SAF, ou seja, o antígeno específico da próstata. Esses dois testes não são realizados para todos os homens, mas são recomendados para alguns, neste caso, homens com pelo menos 50 anos e expectativa de vida de pelo menos 10 anos.
    6. Use o Cura Prost. Curaprost funciona muito bem para prevenir qualquer tipo de doenças na próstata, ele é um suplemento natural recomendado pelos especialistas no assunto.

Certamente, o câncer de próstata representa uma ameaça para a saúde dos homens. Não é reconfortante saber que agora você pode implementar medidas para evitá-lo? Pergunte ao seu médico ou farmacêutico para mais informações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *