Leite de magnésia

O leite de magnésia era um produto bastante conhecido e utilizado há um tempo atrás. No entanto, sempre fez parte do dia a dia das pessoas por causa da seus benefícios.

Além disso, recentemente, o leite de magnésia ainda ganhou novos usos, sobre o qual vamos falar um pouco mais a seguir.

O fato é que esse produto foi criado para ajudar a combater a prisão de ventre e também para ajudar a aliviar a azia, sendo um poderoso antiácido.

Por isso, se você quer saber um pouco mais sobre o leite de magnésia, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

O que é leite de magnésia?

Para quem ainda não conhece, o leite de magnésia é conhecido por sua embalagem azul. Ele é um poderoso antiácido, que ajuda a reduzir a acidez estomacal para o tratamento da azia.

Mais do que isso, ele também é bastante utilizado como um laxante leve, que ajuda a combater a prisão de ventre.

O melhor de tudo é que esse produto é bastante acessível e pode ser facilmente encontrado em qualquer farmácia e até alguns supermercados.

O leite de magnésia é composto basicamente pelo hidróxido de magnésio, que é um poderoso alcalinizante. Por isso, ele também pode ser usado no tratamento da acne e como desodorante, visto que diminui a acidez da pele e afasta as bactérias que se proliferam causando o mau-cheiro e as infecções.

Magnésio e o leite de magnésia

Para o funcionamento do nosso organismo, o magnésio é uma substância extremamente importante. Isso porque ele é o responsável por cerca de 300 reações químicas que o nosso corpo produz.

Mesmo ele sendo assim, tão importante, a maior fonte de magnésio dos humanos, que é a alimentação, oferece uma grande carência do componente.

No entanto, nesses casos, além de uma diet específica, existe a alternativa de suplementar esse nutriente, através de injeções, comprimidos e até mesmo soluções.

No entanto, vale lembrar que o leite de magnésia não se enquadra nessa situação, visto que ele é diluído e também não vai oferecer a quantidade necessária.

Além disso, as fórmulas que trazem o magnésio bem diluído em um meio líquido serão absorvidas no intestino. Assim, possuem uma ação laxante, sendo eliminadas depois pelas fezes em forma de sais de magnésio.

Dessa forma, somente uma pequena parte do magnésio vai ser absorvida.

Para que serve o leite de magnésia

Como já foi dito, o leite de magnésia é uma solução poderosa, com alto poder alcalinizante. Dessa forma, pode ser usado da forma tradicional como um antiácido muito eficiente, de acordo com as instruções do fabricante, ou pode servir para tratar acne, para curar aftas e até mesmo como desodorante.

Então, vamos ver alguns dos usos do leite de magnésia:

  • Laxativo

Para aproveitar os benefícios do leite de magnésia como laxante, a dose recomendada de 30 a 60 ml (2 a 4 colheres de sopa) do produto, uma vez por dia. Isso considerando crianças com mais de 12 anos de idade ou adultos.

Já para crianças entre 6 e 11 anos, a dose é de 15 a 30 ml por dia; e para crianças com idade entre 2 a 5 anos, a dose é de 5 a 15 ml por dia.

Vale lembrar que o produto não deve ser consumido por mais de 3 dias consecutivos. O efeito laxativo pode se manifestar entre 30 minutos e 6 horas depois de tomar.

  • Antiácido

Por ser um alcalinizante, o leite de magnésia ajuda a combater o ácido estomacal que causa a azia e um grande desconforto.

Para isso, as doses podem variar muito de acordo com a idade do paciente. Então, o mais indicado é sempre conferir a indicação e modo de usar que vem no frasco do produto mesmo.

  • Tratamento da acne

Um dos usos do leite de magnésia é para tratar a acne, visto que ele diminui a acidez e a oleosidade pressentes na pele. No entanto, ele só deve ser aplicado na pele de quem realmente possui alta oleosidade.

Caso contrário, ele pode acabar deixando a pele bem ressacada e escamando.

  • Tratamento de aftas

O leite de magnésia irá ajudar a neutralizar a acidez da boca, que é um dos fatores que contribuem para o surgimento do das aftas. Para isso, basta fazer um bochecho com a solução de 1 colher de sopa do produto em um copo de água. O bochecho pode ser feito duas vezes por dia.

  • Desodorante natural

Por seu alto poder alcalinizante, o leite de magnésia ajuda contra a acidez do suor, lembrando que esse é o fator que possibilita a proliferação de bactérias em certas regiões do corpo.

Dessa forma, quem quiser usar o leite de magnésia como desodorante, basta diluir ele em um pouco de água e acrescentar algumas gotinhas do óleo essencial que preferir, para dar um aroma.

Vale lembrar que o produto não deve ser utilizado por crianças com menos de 2 anos de idade. O mesmo se aplica a mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, é sempre muito importante contar com a recomendação de um médico no uso de qualquer substância.

Confira mais alguns benefícios do Leite de Magnésia:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *