Quais os primeiros sinais de Câncer de próstata?

Os dados são alarmantes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, cerca de 14 mil brasileiros morrem de câncer de próstata, o segundo tipo mais comum da doença entre os homens ficando atrás apenas do câncer de pele.

Esse tipo de câncer é muito comum nos homens, principalmente, após os 50 anos de idade.

Geralmente, este câncer cresce muito lentamente e, as vezes, sem sintomas na fase inicial, porém, é possível perceber sinais mais comuns como alterações na urina, dor para urinar ou dificuldade para manter a ereção, embora esses também sejam sinais de outros problemas, como hiperplasia benigna da próstata.

Na maioria das vezes, o tratamento de câncer de próstata é feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio da doença, que se descoberta ainda na fase inicial, tem mais chances de cura.

Justamente, por ser facilmente tratado nas fases iniciais, e ser muito comum em homens acima dos 50 anos, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens, a partir dessa idade, façam exames regularmente e, havendo histórico familiar da doença, que os exames sejam feitos a partir dos 45 anos.

Primeiros sinais de câncer de próstata

Infelizmente, os sintomas iniciais, quando existem, são muito semelhantes a qualquer outro problema na próstata. Por isso, é recomendável exames regularmente para poder detectar o mais cedo possível e, assim, ter sucesso no tratamento.

  • Dificuldade para urinar
  • Dor ao ejacular ou urinar
  • Dor na região dos testículos ou perto do ânus
  • Jato de urina muito fraco
  • Vontade frequente de urinar, mesmo à noite
  • Sensação bexiga cheia, mesmo após urinar
  • Gotas de urina na cueca
  • Impotência ou dificuldade para manter uma ereção
  • Presença de sangue no sêmen
  • Vontade repentina de urinar

Mas, atenção, mesmo apresentando qualquer desses sinais, ou todos, não significa que seja câncer, pois outros problemas, como prostatite ou hipertrofia benigna da próstata, também apresentam esses sintomas.

Mas, ao surgirem alguns destes sintomas, é  bom tomar alguma coisa preventivamente como o Prostatricum e também é preciso procurar um urologista para fazer os devidos exames para identificar se é câncer. São exames como toque retal ou o de PSA.

Lembrando que quanto mais cedo identificada a doença, mais chances terá de cura.

Sintomas do câncer de próstata avançado

Porém, em casos mais avançados, com a próstata muito aumentada e o câncer mais desenvolvido, alguns outros sintomas podem aparecer, tais como:

  • Incontinência urinária ou fecal;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Insuficiência renal.

No caso do câncer ter se espalhado para outras regiões do corpo, também podem surgir sintomas como dor constante nas costas, nas coxas, nos ombros ou em outros ossos, por exemplo.

Embora em casos mais avançados o tratamento seja mais complexo, ainda assim é importante procurar ajuda e o melhor tratamento.

Enfim, não deixe de prestar atenção aos sinais e, caso surjam, não perca tempo e, o mais rápido possível, procure um urologista, pois quanto mais cedo, maiores as chances de cura, até total, da doença.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *